Deus Pode Perdoar Abortos? (Can God Forgive Abortions?)

Nota: Para economizar espaço, as notas de rodapé não foram incluídas neste artigo, mas estão marcadas com um asterisco e podem ser encontradas no livro "Why ProLife?" [Por Que Ser A Favor da Vida?] de Randy Alcorn, capítulo 18, páginas 102-107.
 
Milhões de mulheres e homens, tanto na sociedade como na igreja, sofrem com a culpa do aborto. Cerca de uma em cada cinco mulheres que fizeram aborto identifica-se como cristã evangélica*, ou seja, a cada ano, 250 mil abortos são realizados em cristãs. Muitos dos pais dessas crianças também estão em nossas igrejas.
Se você já fez um aborto ou aconselhou outra mulher a fazê-lo, este capítulo é para você. Se você é um homem que participou de uma decisão de abortar, quer se trate de sua namorada, esposa, filha ou qualquer outra pessoa, também é para você.
 
É contraproducente tentar eliminar o sentimento de culpa sem lidar com sua causa. Os outros podem dizer: "Você não tem que se sentir culpado de nada", mas você sabe que nāo é assim. Somente negando a realidade é que se evita o sentimento de culpa. A negação é uma armadilha que leva ao colapso emocional sempre que algo traz à memória a criança que um dia esteve no ventre. É necessário encontrar uma solução permanente para o problema de culpa, que se baseie na realidade, e não no fingimento.
 
Como a Bíblia oferece essa solução, vou citá-la. Consulte seu pastor, líder do grupo de mulheres ou um amigo ou parente cristão para ajudá-lo (a) a entender.

A Obra de Cristo

As boas novas sāo que Deus o (a) ama e deseja perdoá-lo (a) pelo aborto, quer você soubesse o que estava fazendo ou não. Mas antes de possamos desfrutar das boas novas, é necessário saber as más novas: As más novas sāo que existe uma culpa moral verdadeira, e que todos somos culpados de muitas ofensas morais contra Deus, das quais o aborto é apenas uma. "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23).
 
Pecar é estar aquém dos santos padrões de Deus, o que nos separa de um relacionamento com Ele (Isaías 59.2). O pecado nos engana, fazendo-nos pensar que o errado é certo e o certo é errado (Provérbios 14.12). "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6.23).
 
Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos amou tanto que se tornou um membro da raça humana para nos livrar do problema do pecado (João 3.16). Ele se identificou conosco em nossa fraqueza, sem ser manchado por nosso pecado (Hebreus 2.17-18; 4.15-16). Jesus morreu na cruz como o único digno de pagar a pena pelos nossos pecados exigida pela santidade de Deus (2 Coríntios 5.21). Ele ressuscitou dos mortos, derrotando o pecado e vencendo a morte (1 Coríntios 15.3-4, 54-57).
 
Quando Cristo morreu na cruz por nós, Ele disse: "Está consumado" (João 19.30). A palavra grega traduzida por "está consumado" era escrita em certificados de dívida quando eram cancelados. Significava "pago na íntegra". Cristo morreu para pagar nossa dívida integralmente.

Perdão Total

Por causa da obra de Cristo na cruz em nosso lugar, Deus nos oferece livremente o perdão. Eis aqui algumas dessas ofertas:
 
Não nos trata segundo os nossos pecados, 
nem nos retribui segundo as nossas iniquidades.
Quanto o oriente está longe do ocidente,
tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.
Como um pai se compadece de seus filhos,
assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. (Salmo 103.10-14)
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1.9)
"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus." (Romanos 8.1).

Um Presente que Não Pode Ser Merecido

A salvação é um presente: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9). Esse não é um presente pelo qual possamos trabalhar, não podemos fazer jus a ele, nāo pode ser merecido. Não depende do nosso mérito ou esforço, mas unicamente do sacrifício de Cristo por nós.
 
Deus nos oferece o presente do perdão e da vida eterna, mas este não se torna automaticamente nosso. Para que o recebamos, devemos escolher aceitá-lo.
 
Você pode pensar: "Mas não mereço o perdão depois de tudo o que fiz". Exatamente. Nenhum de nós merece o perdão. Se merecêssemos, não necessitaríamos dele. Esse o cerne da graça. Cristo recebeu na cruz o que nós merecíamos, para que pudéssemos receber o que não merecemos: um novo começo.
 
Uma vez perdoados, podemos esperar ansiosamente por passar a eternidade com Cristo e nossa família espiritual (João 14.1-3; Apocalipse 20.11--22.6). Você pode aguardar com expectativa o se reunir no céu com seus entes queridos cobertos pelo sangue de Cristo, incluindo a criança que você perdeu por meio do aborto (1 Tessalonicenses 4.13-18).

Não é Necessário Afligir-se com Pecados Passados

Uma mulher promíscua chorava aos pés de Cristo, beijava-os e os limpava com os próprios cabelos. Jesus disse a alguém com atitude condenatória que observava: "Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou" (Lucas 7.47). Jesus oferece o mesmo perdão a todos nós.
Deus não quer que você viva a vida inteira se condenando por seu aborto ou por qualquer outro erro que tenha cometido. Sua parte é aceitar a expiação de Cristo, e não repeti-la. Jesus disse a uma mulher imoral: "Perdoados são os teus pecados. A tua fé te salvou; vai-te em paz" (Lucas 7.47-50). Mulheres rejeitadas pela sociedade vieram a Jesus e Ele as recebeu com compaixão e perdão.
 
Não importa o que você fez, nenhum pecado está fora do alcance da graça de Deus. Ele testemunha aquilo que há de pior em nós e ainda assim nos ama. Não há limites para a Sua graça perdoadora. E não há liberdade tal como a liberdade que encontramos no perdão.
 
É possível que você se sinta imediatamente purificado (a) quando confessar seus pecados, ou talvez necessite de ajuda para lidar com eles. De qualquer maneira, você está perdoado (a). Tente esquecer o que ficou para trás e avance para um futuro otimista viabilizado por Cristo (Filipenses 3.13-14). Sempre que começarmos a nos sentir imperdoáveis, é hora de voltar para a Bíblia e nos lembrarmos a nós mesmos, e uns aos outros, do perdão de Deus.
 
Participar de um grupo de recuperação pós-aborto poderá ajudá-la (o) imensamente. Há estudos bíblicos sobre o tema desenvolvidos para mulheres, e outros para homens. Muitos recursos on-line podem ajudá-lo a encontrar o grupo de apoio que você necessita.*

Perdão Seguido de Escolhas Corretas

Muitas mulheres que fizeram aborto carregam uma compreensível amargura para com os homens que as usaram e abusaram, para com os pais que as pressionaram e para com aqueles que as induziram a uma escolha que resultou na morte de seu filho. Deus espera que aceitemos o perdão que Ele nos concedeu e o ofereçamos aos outros (Mateus 6.14-15).
 
Você precisa se tornar parte de uma comunidade terapêutica, uma família de cristãos chamada igreja. (Se você já está em uma igreja, compartilhe sua experiência de aborto com alguém para obter a ajuda específica que necessita.) Talvez se sinta inseguro (a) perto de outros cristãos por causa de seu passado, mas não deve. Uma verdadeira igreja centrada em Cristo não é uma vitrine para santos, e sim um hospital para pecadores. Você não será julgado e condenado pelos pecados que Cristo perdoou. As pessoas a quem está se juntando são tão humanas e tão imperfeitas quanto você. A maioria das pessoas da igreja não se baseiam em sua própria justiça. Devemos ter piedade daqueles que o fazem, porque eles não entendem a graça de Deus.
 
Uma boa igreja ensinará as verdades da Bíblia e lhe oferecerá amor, aceitação e suporte. Se não conseguir encontrar uma igreja em sua região, entre em contato com a nossa organização e teremos prazer em ajudá-lo (a).
 
Buscar mulheres que estão vivendo uma gravidez indesejada pode ser um bom passo. Deus pode acabar usando sua experiência para ajudar outras e compartilhar com elas o Seu amor. Minha esposa e eu temos vários bons amigas que fizeram aborto e, por meio de seus cuidadosos esforços em prol da vida, deram a outras mulheres a ajuda que gostariam de ter recebido. Contar suas histórias não apenas salvou a vida de crianças, mas também livrou mães da dor do aborto e ajudou a lhes trazer cura, e pode fazer o mesmo por você.
Para mais informações, consulte o livro de Randy Alcorn Why ProLife?

Can God Forgive Abortions?

Please Note: In order to conserve space, footnotes are not included in this article but are marked with an asterisk and may be found in Why ProLife? by Randy Alcorn, Chapter 18, pages 102-107.

Millions of women and men, both in society and in the church, are suffering under the guilt of abortion. Nearly one out of five women getting an abortion identifies herself as an evangelical Christian.* This means a quarter of a million abortions are performed on Christians each year. Many of the fathers of these children are also part of our churches.

If you’re a woman who’s had an abortion, or advised another to have one, this chapter is for you. If you’re a man who’s been involved in an abortion decision—whether it concerned your girlfriend, wife, daughter, or anyone it’s also for you.

It’s counterproductive to try to eliminate guilt feelings without dealing with guilt’s cause. Others may say, “You have nothing to feel guilty about,” but you know better. Only by denying reality can you avoid guilt feelings. Denial sets you up for emotional collapse whenever something reminds you of the child you once carried. You need a permanent solution to your guilt problem, a solution based on reality, not pretense.

Because the Bible offers that solution, I will quote from it. Ask your pastor, women’s group leader, or a Christian friend or family member, to help you understand.

The Work of Christ

The good news is that God loves you and desires to forgive you for your abortion, whether or not you knew what you were doing. But before the good news can be appreciated, we must know the bad news. The bad news is there’s true moral guilt, and all of us are guilty of many moral offenses against God, of which abortion is only one. “All have sinned and fall short of the glory of God” (Romans 3:23).

Sin is falling short of God’s holy standards. It separates us from a relationship with God (Isaiah 59:2). Sin deceives us, making us think that wrong is right and right is wrong (Proverbs 14:12). “The wages of sin is death, but the gift of God is eternal life in Christ Jesus our Lord” (Romans 6:23).

Jesus Christ, God’s Son, loved us so much that He became a member of the human race to deliver us from our sin problem (John 3:16). He identified with us in our weakness, without being tainted by our sin (Hebrews 2:17-18; 4:15-16). Jesus died on the cross as the only one worthy to pay the penalty for our sins demanded by God’s holiness (2 Corinthians 5:21). He rose from the grave, defeating sin and conquering death (1 Corinthians 15:3-4, 54-57).

When Christ died on the cross for us, He said, “It is finished” (John 19:30). The Greek word translated “it is finished” was written across certificates of debt when they were canceled. It meant “paid in full.” Christ died to fully pay our debt.

Full Forgiveness

Because of Christ’s work on the cross on our behalf, God freely offers us forgiveness. Here are just a few of those offers:

He does not treat us as our sins deserve 
or repay us according to our iniquities....
As far as the east is from the west,
so far has he removed our transgressions from us.
As a father has compassion on his children,
so the LORD has compassion on those who fear him (Psalm 103:10-14).

If we confess our sins, he is faithful and just and will forgive us our sins and purify us from all unrighteousness (1 John 1:9).

Therefore, there is now no condemnation for those who are in Christ Jesus (Romans 8:1).

A Gift That Can’t be Earned

Salvation is a gift—”For it is by grace you have been saved, through faith—and this not from yourselves, it is the gift of God—not by works, so that no one can boast” (Ephesians 2:8-9). This gift cannot be worked for, earned, or achieved. It’s not dependent on our merit or effort, but solely on Christ’s sacrifice for us.

God offers us the gift of forgiveness and eternal life, but it’s not automatically ours. In order to have the gift, we must choose to accept it.

You may think, “But I don’t deserve forgiveness after all I’ve done.” That’s exactly right. None of us deserves forgiveness. If we deserved it, we wouldn’t need it. That’s the point of grace. Christ got what we deserved on the cross, so we could get what we don’t deserve-a clean slate, a fresh start.

Once forgiven, we can look forward to spending eternity with Christ and our spiritual family (John 14:1-3; Revelation 20:11-22:6). You can look forward to being reunited in heaven with your loved ones covered by Christ’s blood, including the child you lost through abortion (1 Thessalonians 4:13-18).

No Need to Dwell on Past Sins

A promiscuous woman wept at Christ’s feet, kissed them, and wiped them with her hair. Jesus said to a judgmental bystander, “Therefore I tell you, her sins, which are many, are forgiven—for she loved much” (Luke 7:47). Jesus offers the same forgiveness to all of us.

God doesn’t want you to go through life punishing yourself for your abortion or for any other wrong you have done. Your part is to accept Christ’s atonement, not to repeat it. Jesus said to an immoral woman, “Your sins are forgiven. Your faith has saved you; go in peace” (Luke 7:47-50). Women rejected by society came to Jesus, and He welcomed them with compassion and forgiveness.

No matter what you’ve done, no sin is beyond the reach of God’s grace. He has seen us at our worst and still loves us. There are no limits to his forgiving grace. And there is no freedom like the freedom of forgiveness.

You may feel immediately cleansed when you confess your sins, or you may need help working through it. Either way, you’re forgiven. You should try to forget what lies behind and move on to a positive future made possible by Christ (Philippians 3:13-14). Whenever we start feeling unforgiven, it’s time to go back to the Bible and remind ourselves, and each other, of God’s forgiveness.

Joining a group for post-abortion healing can help you immensely. There are post-abortion Bible studies designed for women, and others for men. Many online resources can help you find the support group you need.*

Forgiveness Followed by Right Choices

Many women who’ve had abortions carry understandable bitterness toward men who used and abused them, toward parents who pressured them, and toward those who misled them into a choice that resulted in their child’s death. God expects us to take the forgiveness He’s given us and extend it to others (Matthew 6:14-15).

You need to become part of a therapeutic community, a family of Christians called a church. (If you’re already in a church, share your abortion experience with someone to get the specific help you need.) You may feel self-conscious around Christians because of your past. You shouldn’t. A true Christ-centered church isn’t a showcase for saints but a hospital for sinners. You won’t be judged and condemned for sins Christ has forgiven. The people you’re joining are just as human and just as imperfect as you. Most church people aren’t self-righteous. Those who are should be pitied because they don’t understand God’s grace.

A good church will teach the truths of the Bible, and will provide love, acceptance, and support for you. If you cannot find such a church in your area, contact our organization and we’ll gladly help you.

A healthy step you can take is to reach out to women experiencing unwelcome pregnancies. God can eventually use your experience to equip you to help others and to share with them God’s love. My wife and I have a number of good friends who’ve had abortions. Through their caring prolife efforts they’ve given to other women the help they wish someone had given them. Telling their stories has not only saved children’s lives, and mothers from the pain of abortion, but has helped bring healing to them. It can do the same for you.

For more information on this subject, see Randy Alcorn’s book Why ProLife?

Photo by Francisco Moreno on Unsplash

Randy Alcorn (@randyalcorn) is the author of over sixty books and the founder and director of Eternal Perspective Ministries